Veja 5 dicas importantes na hora de escolher um local para realizar um evento

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus e a retomada do calendário, os eventos presenciais estão voltando com força. Entretanto, mais do que nunca, é preciso saber escolher o lugar certo para a realização do evento, seja ele social ou corporativo. Algumas características são importantes na hora de definir o local. “É preciso ter em mente o perfil do evento para poder encontrar o melhor lugar que se adeque”, explica Renan Loureiro, gestor do Tsuru Centro de Eventos, em Londrina (PR).


Renan observa algumas dicas importantes na hora de reservar o local para o evento. “Não é só escolher o local porque ele é bonito ou barato, mas, levar em conta o ambiente, o espaço, a quantidade de convidados, a acústica, a temperatura e questões de segurança, como saída de emergência e extintores”, ressalta Renan. No caso da capacidade do ambiente, há espaços que podem ser adaptados. “Ás vezes tem capacidade para mil ou duas mil pessoas, todavia, dependendo da organização e da decoração, conseguem comportar de modo confortável um público menor, sem deixar um vácuo.”

Veja 5 dicas compartilhadas por Renan Loureiro.


Data: a escolha da data interfere na do local. Eventos em estações mais quentes exigem espaços melhores climatizados. Também é preciso considerar épocas frias e estações chuvosas, para sempre ter um plano B no caso do evento ser ao ar livre. Além disso, época de férias influi na presença dos convidados, principalmente, se for evento corporativo, afinal, muitas famílias viajam.



Características do evento: entender qual é o objetivo do evento é fundamental para escolher o local. Por exemplo, se for uma experiência gastronômica, é preciso checar se o espaço oferece cozinha apropriada. Assim como se for haver um serviço de buffet, é necessário confirmar se está incluído no valor ou é algo à parte.


Decoração: para pensar na decoração do ambiente, é preciso calcular o tamanho do espaço ou se existe um projeto cenográfico que aproveite melhor o local. Isso vai ser necessário na hora de pensar em que tipo de plantas e flores utilizar ou se haverá necessidade de objetos como sofás, poltronas e puffs. Assim como lustres e iluminação, de um modo geral.


Acesso: o local é de fácil acesso? Tem estacionamento incluído ou é cobrado à parte? Essas são informações importantes na hora de escolher o espaço para a sua festa ou evento. Até para informar os convidados, que poderão decidir se vão com veículo próprio, se alguma uma van ou preferem ir de táxi ou aplicativo de transporte compartilhado.


Experiência: analise e pesquise as experiências de outros eventos, de pessoas que estiveram no local e que compartilharam essas informações pela internet, em sites de avaliações. Não há melhor indicação do que uma boa experiência bem vivida, portanto, a opinião de quem já passou por esse processo é importante.