top of page

Qual a importância da iluminação em um evento?

É nítida a diferença que os convidados sentem ao chegar numa festa bem iluminada. Uma boa iluminação, de fato, causa impacto nas pessoas. Ainda mais se ela estiver em harmonia com a temática do evento e com a decoração. Esse se aspecto interfere na experiência que se tem da proposta do dia. Por isso, na hora de preparar os detalhes da organização de uma festa ou evento, é importantíssimo ter um planejamento que considere a iluminação, se o local tem o que é necessário ou se será preciso contratar.


Às vezes, o espaço de eventos tem lustres bonitos, outras vezes não. Então, será necessário complementar, contratando jatos ou canhões de luz, luzes coloridas se for o caso, entre outros itens que estiverem no projeto. A estrutura que um espaço oferece também é determinante para o organizador do evento poder colocar em prática o que foi planejado em relação à iluminação. Por isso, separamos algumas dicas sobre esse aspecto.

(Foto: Pixabay)

1.Estrutura: antes de qualquer planejamento ou organização, é preciso conferir e checar qual a estrutura do espaço contratado. Tem iluminação? Quais os pontos de tomadas? Necessita de extensão? Tem gerador de energia? Tudo é importante para poder escolher a melhor iluminação que a estrutura pode suportar e oferecer.


2.Temática: para obter uma iluminação que agregue, é preciso levar em conta a temática do evento, se é uma festa mais clássica, moderna ou contemporânea, por exemplo. No caso de um corporativo, deve-se entender qual a proposta, qual o tipo de empresa.


3.Decoração: não há dúvidas de que a decoração deve, necessariamente, conversar e harmonizar com a iluminação. Seja quando houver pontos de luz que iluminam árvores em vasos ou, até mesmo, velas que se integram aos arranjos nas mesas. Tudo deve ter uma linha de planejamento para poder ser eficaz.


4.Posição: o salão pode ser grande ou pequeno, mas, uma boa iluminação interfere, inclusive, na sensação de espaço que os convidados terão, podendo senti-lo mais ou menos apertado, espaçoso ou aconchegante. Se for muito amplo, é possível preencher espaços vazios com determinada iluminação.


5.Qualidade: na hora de escolher os fornecedores ou os produtos, opte por quem oferece qualidade. Já pensou se, durante o evento, a luz queima ou o equipamento contratado para de funcionar? Vai ficar feio e constrangedor, então, evite esse tipo de transtorno e tenha profissionais e itens de qualidade garantida.

bottom of page